Vira e mexe ouço alguém falar que quer “tirar O ISO” - e imediatamente sinto calafrios! Sabe por quê?
Motivo 1
ISO é a sigla de International Organization for Standartization, uma organização não governamental independente, que existe desde 1947 e que conta com a participação de mais de 167 países para desenvolver normas de reconhecimento internacional sobre temas relevantes para o mercado global. A mais “famosa” é a ISO 9001, que trata de requisitos de gestão da qualidade. A ISO, portanto, é no feminino. A ISO.
Motivo 2
Tirar pressupõe que algo já está pronto e guardado, faltando apenas “tirar” – algo bem distante da realidade! A implementação de uma norma ISO tem muito esforço envolvido, porque tem a ver com mudança cultural! Envolve esforço de um time multidisciplinar, alguns meses de trabalho para ajustar e organizar processos, definir sistemáticas e métodos de verificação, fazer treinamentos e mudar a cultura organizacional.
tirar
verbo transitivo direto e bitransitivo
mudar (alguém ou algo) de lugar, fazendo(-o) sair de onde está ou fica; retirar.
Motivo 3
Quando alguém me fala que quer tirar o ISO, me vêm à mente que essa pessoa quer uma solução milagrosa, um comprimido de dose única (ou anual) em que magicamente surgem procedimentos, documentos, monitoramento de processo e treinamentos que transformarão a empresa da noite para o dia (ainda que temporariamente). E se há demanda, é claro que há produto: vai ter gente vendendo kits de documentos prontos (com uma frase grifada e com cor diferente escrito “coloque aqui o nome da sua empresa”) que, num primeiro momento pode parecer fácil, mas depois é o que vai fazer os funcionários “garrarem ódio dessa ISO”. Porque esse procedimento não reflete a realidade das atividades, daí quando vem o famigerado auditor e diz que o procedimento (aquele, que chegou pronto) não está sendo seguido e diz que isso é não conformidade, fica todo mundo tenso e bravo.
Motivo 4
Geralmente quem “tira o ISO” começa a usar umas expressões de amaça aos colegas do tipo “olha lá ou te dar uma não conformidade” sempre que acontece qualquer erro, sem nenhum critério. E quem “ganha” uma sente necessidade de revidar, transformando os corredores e reuniões em batalhas de Não conformidades. Ahn, e essas não conformidades servem só para dar mais trabalho, já que não são tratadas da forma correta e os problemas continuam a acontecer...
Eu recomendo muito para quem toma a decisão de organizar e melhorar os processos, que quer acompanhar melhor os resultados e manter a equipe treinada e engajada, que use a expressão “quero certificar minha empresa na ISO” ou “quero implementar a ISO”. E ao fazer buscas, use algumas dessas expressões:
· “Como implementar a ISO 9001”
· “Quais as vantagens de uma certificação ISO”
· “Como certificar na ISO 9001”.
Essa jornada é um processo de mudança de cultura e que isso demanda tempo, paciência e disposição de mudar.
E não existe “tirar o ISO”.
Comments